Glutamax L-Glutamina é um aminoácido não essencial. Mas só no nome. Na realidade, está presente em grande quantidade nos músculos e sangue e exerce papel fundamental no sistema imunológico como fonte de energia para as células de defesa (macrófagos, linfócitos e células T).
Está comprovado cientificamente que os níveis de glutamina caem drasticamente durante infecções virais e bacterianas, estresse e traumas ou ainda durante exercícios físicos extenuantes. Além disso, a Glutamina exerce papel fundamental no controle das doenças inflamatórias intestinais. Ela melhora a integridade das vilosidades intestinais e preserva a função barreira protetora do intestino.
A suplementação de Glutamina também é indicada para atletas de treino intenso ou musculação e tem efeito anticatabólico, isto é, previne as perdas de tecido muscular, mantendo sua integridade e força. Por ser o aminoácido livre mais abundante no tecido muscular, desempenha papel fundamental no metabolismo proteico, no aumento do volume celular e no anabolismo. A glutamina contém em sua molécula 19% de nitrogênio, o que a torna o transportador primário de nitrogênio para a células musculares e consequente síntese proteica.